segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Simplesmente Di Cavalcanti

Qualquer semelhança de espírito entre o poeta Vinícius de Moraes e o pintor Di Cavalcanti não será o que vulgarmente se chama de mera coincidência, é a mais pura afinidade. Cariocas que amaram - como poucos - o Rio de Janeiro além das incontáveis mulheres que passaram por suas vidas. Tudo cantado em versos, música, prosa e imagens para deleite das gerações futuras. Ambos poetas, escritores e boêmios, entendiam que da vida só se poderia levar prazeres. Nesse aspecto, o crítico Jaime Maurício assim frisou sobre o pintor do Catete: "...fez da boêmia uma bandeira romântica". E foi dessa maneira que esses dois gigantes da cultura brasileira levaram a vida: em constante alegria e celebração.
Não sabemos se Di Cavalcanti pintou Vinícius em suas cores tão brasileiras mas Vinicius cantou em versos, em 1963, o amigo pintor: "...Que bom existas, pintor enamorado das ruas. Que bom vivas, que bom sejas..."

Este carioca que foi amigo de Picasso, Matisse e Jean Cocteau sempre declarou-se um admirador da mulher brasileira, sempre "soube revelar o rosado recôndito" das mulatas" e mais que tudo: "é sempre o mais exato pintor das coisas nacionais" segundo o escritor Mário de Andrade. Falar da pintura de Di Cavalcanti é falar da cara e do povo brasileiro, da exuberância tropical do pais, de sua sensualidade sem folclore. Vamos viajar um pouco no estilo Di Cavalcanti de ser e pintar.












4 comentários:

  1. Olá sou blogueira unida nº1263 encontrei o seu blog lá e vim fazer uma visitinha gostei tanto que ja estou te seguindo...
    Te convido a ir visitar o meu e se gostar segui tbem...

    http://casinhadosonhodapaty.blogspot.com/

    Bjs te espero lá pra uma visitinha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana,
    Amei viajar no estilo Di Cavalcanti. Que trabalhos magníficos!
    Bjs e uma ótima semana,
    Marlene
    Flores e Framboesas
    http://marlenepaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Luciana, que beleza! Amo museus e pinacotecas! É uma viagem deliciosa!

    Beijos e ótima semana!!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Essas telas são lindas gostei de ter trago Vinícius junto a Di Calvalcanti, grande abraço.

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você deixa seu recadinho ... !
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...