quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O estilo Romero Britto !

Algumas pessoas, as vezes, me indagam o fato de eu copiar o estilo do Romero Britto ... muitas inclusive, não o conheciam até eu os apresentar ao referido estilo ... em minhas pesquisas descobri alguns artistas brasileiros que estão ganhando notoriedade no mundo das artes plásticas influenciados no estilo do Romero. 

Há espaço para todos na vida, não estamos aqui para tomar o lugar de ninguém, pelo contrário, estamos aqui para fazer arte, e arte é inspiração ... desde em que o homem resolveu criar arte há milhares de anos atrás, os trabalhos sempre foram objetos de inspiração para os novos artistas que iam surgindo ... quem sou Eu para ousar tomar o lugar de alguém, eu estou aqui só fazendo arte ... me inspirando ! Sintam-se, também, a vontade para fazer o mesmo ... ! 

Olha só esse artista brasileiro, chamado Valter Morais  ... Um piano antigo pintado com cores vivas chamou a atenção de quem passou pela Casa Cor deste ano, em São Paulo. Impossível não notar uma obra de pop art tão original. Porém, esse é apenas um dos cinco pianos já pintados pelo artista plástico Valter de Morais, que inaugura sua galeria – Moraies Art Gallery - no próximo sábado, dia 11, às 19h, no The Point de Pompano Beach, na Flórida.


Te lembra a pintura de alguém ???

Nascido em São José dos Campos e criado no Brasil, Valter Morais tornou-se um pintor profissional em 1981, quando recebeu o bacharelado em Belas Artes na Universidade de Mogi das Cruzes. Em 1986, ganhou um concurso da ONU pelo Ano Internacional da Paz, além de ficar conhecido por pintar o retrato da princesa Anne - irmã do Príncipe Charles, que se encontra no Palácio de Buckingham, em Londres.

Em 1988, após seis anos como professor, mudou-se para os Estados Unidos, onde teve que catar latas nas ruas para sobreviver, até arranjar emprego em uma empresa de remessa de dinheiro, para a qual criou uma logomarca. Nessa época, também escrevia sobre humor e arte para o Brazilian Times. Algum tempo depois, resolveu voltar a pintar e vender seus quadros pelas ruas de Marlboro.

Foi da década de 90, na Flórida, pintando no estilo pop art - inspirado pela visão positiva do artista sobre o mundo -, que sua carreira se solidificou. Valter foi contratado para pintar o rótulo de uma garrafa de vodka, além de uma vaca exposta na mostra Cow Parade NY 2000. Cerca de quinhentos artistas foram convidados, da Flórida apenas Valter de Morais e Romero Brito, que segue esse mesmo estilo.

E as novidades não param por aí. Ele foi contratado pela prefeitura de Pompano Beach para ser o pintor oficial da cidade. Algo do tipo que Romero Britto faz em Miami Beach. Assim, no futuro, será comum vermos obras de Valter de Morais embelezando o cenário da cidade.


Agora a pergunta que não quer calar ... Quem copiou quem ... ??????? Algum deles cometeu algum crime ????? Alguém se inspirou no trabalho de alguém ?????? Afinal Romero Britto e Valter Morais inciaram sua carreira de sucesso praticamente juntos, o estilo é, inconfundivelmente idêntico, o que difere é apenas o desenho objeto da Obra ... Talvez, o Romero tenha uma mídia e assessoria mais organizada ... o que não desmerece o trabalho do Valter que inclusive, aufere milhares de doláres por ano, vendendo suas obras ...  !

Copiar ..., se inspirar ... parece ser fácil, mas precisa ter talento !!! Fica a reflexão ! Em outras oportunidades irei mostrar o trabalho de outros artistas que tem o mesmo estilo pop arte do Romero. 


"Arte pra mim não é produto de mercado. 
Podem me chamar de romântico.
 Arte pra mim é missão, vocação e festa." 
Ariano Suassuna


17 comentários:

  1. Amei seu post Lu...além de muito esclarecedor.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Luciana, amei o post!

    A primeira vez que vi o blog, também me questionei sobre o fato de você e o Romero terem o mesmo estilo. Antes de questionar e criticar, parei para refletir e cheguei a conclusão de que um estilo artístico não é como marca registrada, é uma tendencia.

    Amo e admiro muito o trabalho e ambos, não conhecia os outros artistas, obrigada por partilhar.

    Fiquei encantada com o piano, muito lindo! Em breve pretendo fazer-te uma encomenda.

    Bj. Grande, Frida Lucia
    http://www.agulhascolhereseafins.com/

    ResponderExcluir
  3. Amiga querida,
    Vc é maravilhosa e tem um estilo diferenciado pois é única e exclusiva em ser você mesma,independente do que acham ou do que pensam,tenho muito orgulho de aprender com vc a arte de pintar e seja que estilo for!!!
    Parabénsss minha amiga "curica" linda e talentosa!!!
    Bjinhos carinhosos,
    Rose Mara Nery

    ResponderExcluir
  4. Parabéns amiga!
    Muito bom seu post... Amo o estilo Romero Britto!
    Não conhecia a arte de Valter Morais. O piano ficou lindo!
    Concordo contigo: Ninguém toma lugar de ninguém, há um espaço
    para todos na vida.
    Abraços! Boa noite e lindos sonhos pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Amiga deixa que o povo fale ..eu adorooo seus quadros, vc é talentosissima, e não conhecia esse pintor..e olha a coincidência ele nasceu aqui na minha cidade..lindos os trabalhos dele..bjos amiga e boa noite.
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lú,
    Lindo post! Amo este estilo colorido, alegre e todo feliz desses artistas.
    Acho o máximo essa arte contemporânea e vc não deve esquentar com comentários e especulações babacas...rsrss, pois seu trabalho é muito lindo!
    Bjs,
    Marlene

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, eu sou uma que conheci um pouco mais do RB por aqui e amei, né? adoro esse estilo, esse negócio de "imitação" é muito relativo, inspiração é aquilo que a arte nos proporciona, o belo deve ser divulgado para que mais pessoas se impregnem de beleza e cultura, enfim.... ah e quanto ao frio, 11 graus? eu nem vi quanto que tava marcando lá na Barra, onde trabalho, mas nossa a ventania quase me derrubou kkkkkk
    bjão

    ResponderExcluir
  8. Lu querida, eu acredito que, apesar de existirem artes muito parecidas, cada um tem seu estilo, algo que o diferencia dos outros artistas.
    Acredito também que há espaço pra todo mundo.
    Mas achei muito curioso este pintor,eu não o conhecia.
    Gostei muito do post.
    Bjos e tudo de bom pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  9. Lindas palavras Luciana!!!
    Não conhecia a arte do Valter nem a sua, minha amiga Helena que me mostrou seu post.
    Já amava a arte de Romero Britto!
    Agora amo Valter Morais!
    Agora amo Luciana Sevevo!
    Parabéns, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Parabens , adorei o post . E realmente buscar inspiração em outros artistas não é nada mais que algo normal e comum a todos , acho que todo o artista tem que olhar á volta e ver o que o rodeia pois é na sua visão que vai buscar aquilo que o faz sentir melhor na maneira de se expressar , acho que todos os que criam tem as suas fontes de inspiração , eu com certeza tenho as minhas e nao me sinto minimamente culpada nem tento me manter fiel a um estilo , a arte é livre e é o belo dela . Mais uma vez parabéns e a continuação de um bom trabalho .

    ResponderExcluir
  11. O ROmero Britto deve é ter orgulho de ter tanta gente se inspirando nele.

    ResponderExcluir
  12. O ROmero Britto deve é ter orgulho de ter tanta gente se inspirando nele.

    ResponderExcluir
  13. O ROmero Britto deve é ter orgulho de ter tanta gente se inspirando nele.

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você deixa seu recadinho ... !
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...