segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tarsila do Amaral e seu Abaporu

Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886. Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha). Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus. Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura. Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).  Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo. Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Mafaltti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933). No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus. No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930.  Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas). Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos.

Hoje as Obras de Tarsila do Amaral constantementre são objeto de releituras por diversos artistas brasileiros e do exterior, inclusive Romero Britto, o que engrandece ainda mais o trabalho desta artista, tornando, definitivamente suas obras inesquecíveis, é para isso que servem as releituras de obras famosas. Vejamos a seguir uma das obras mais conhecidas de Tarsila, "Abaporu" e suas releituras. Ressalte-se ainda, que "Abaporu", hoje, é a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$ 1,5 milhão, pago pelo colecionador argentino Eduardo Costantini em 1995 e encontra-se exposta no Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (MALBA).

O original

                                     O colorido de "Romero Britto"

                                         O modernismo de "Rite"

                                             "Fernando Ribeiro"

8 comentários:

  1. Oi. Luciana obrigado por partilhar algo sobre esta artista.Está se abrindo pra mim novos horizontes, não achei que fosse gostar tanto de ter um blog pra mim tudo é novo, estou amando.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post...
    Tarsila já maravilhosa... e as releituras são aina mais ... a do Romero é show!!!

    bjs e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Os quadros dela são maravilhosos,é uma inspiração para outros artistas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. oi minha flor que beleza, tanta delicadeza junta.
    muito lindos !!!!!!!
    beijos de fresias e lavandas
    regina iara

    ResponderExcluir
  5. Nossa lu quanta coisa linda de se ver. deixa a gente mais animado mesmo.

    Lu obrigado por vc ter ido fazer a frase pro sorteio, valeu mesmo amiga um grande beijo

    vanessa conte

    ResponderExcluir
  6. Oi lu, amo a Tarsila, já fiz muitas coisas inspiradas na suas obras. O Abaporu é um divisor de águas na nossa arte, adoro.
    Essas releituras são demais, mais gosto mais da do Romero. Genialidade dupla, bj

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você deixa seu recadinho ... !
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...