sexta-feira, 15 de março de 2013

Síndrome do pânico !

Alguns amigos que me acompanham aqui no blog sabem que há alguns anos, desde 2010 venho lutando contra a síndrome do pânico e crises de anciedade crônica, muitas já me perguntaram sobre o assunto e sobre os sintomas, .... Assim, como prometido ... tirei um tempinho agora, para esclarecer um pouco o assunto ... 



Tudo começou de repente, sempre fui muito ativa ... na epóca dos primeiros sintomas estava trabalhando como advogada, estava sempre a mil por hora, ligada nos 220 mesmo ... tive alguns contratempos com colegas de trabalho o que culminou com crises constantes de stress emocional, aí veio a perda da minha sogra, a descoberta do lupús cutâneo ... nossa foi um baque ... eu passei a ter insônias inexplicáveis (ficava três dias acordada e nem por isso tirava um tempo para descansar ... tomava um banho e ia trabalhar), crises de dor de cabeça intermináveis e diárias ... aos poucos fui me entregando aos sintomas, de repente lá estava eu, em cima de uma cama, não me alimentava, sentia tonturas absurdas de rodar a casa inteira, tremedeiras, dores no peito, não queria sair de casa e pior, ninguem podia sair de perto de mim, a sensação era horrivel, indescritível, eu achava que se ficasse sozinha eu morreria sem que me socorressem a tempo. Abandonei o escritório, não saia mais de casa, não queria ver ninguém, parei de dirigir (não conseguia minhas mãos suavam) ... foi horrivel ... isso tudo durou cerca de 03 longos meses, até que diagnosticaram a sindrome do pânico,  a anciedade crônica, o lupus cutâneo, e consequentemente a hipertensão emocional que segundo os médicos é a mais complicada para tratar ... ufa, mas pelo menos fui medicada e iniciei o tratamento.  

É bem assim:

  "De repente os olhos embaçaram, eu fiquei tonto, não conseguia respirar, me sentia fora da realidade, comecei a ficar com pavor daquele estado, eu não sabia aonde ia parar, nem o que estava acontecendo..."

" ...era uma coisa que parecia sem fim, as pernas tremiam, eu não conseguia engolir, o coração batendo forte, eu estava ficando cada vez mais ansiosa, o corpo estava incontrolável, eu comecei a transpirar, foi horrível..."

 "Depois da primeira vez eu comecei a temer que acontecesse de novo, cada coisa diferente que eu sentia e eu já esperava... ficava com medo, não conseguia mais me concentrar em nada... deixei de sair de casa, eu não conseguia nem ir trabalhar."

 "Quando começa eu já espero o pior, "aquilo" é muito maior do que eu, o caos toma conta de mim, é como uma tempestade que passa e deixa vários estragos... principalmente eu me sinto arrasada. Eu sempre fico com muito medo de que aquilo ocorra de novo... minha vida virou um inferno."
 Por estes relatos, que poderiam ser de diferentes pessoas que sofrem de Síndrome  do Pânico, é possível identificar o grau de sofrimento e impotência que estas pessoas sentem ao passar pelas crises.  



A pessoa sente como se estivesse algo muito errado em seu corpo, que se comporta de modo muito "estranho", "louco". Porém os exames clínicos não detectam nada de anormal com seu organismo. 


Como entender?  



No Pânico o corpo reage como se estivesse frente a um perigo, porém não há nada visível que possa justificar esta reação. 



A pessoa reage com ansiedade frente às sensações de seu próprio corpo, há um estranhamento e um grande susto em relação ao que é sentido dentro da pele. No Pânico o perigo vem de dentro. 



É comum a pessoa passar a restringir a sua vida a um mínimo, limitando toda forma de estimulação para tentar evitar que  "aquilo volte". Assim a pessoa pode evitar sair de casa, ir a lugares específicos, evitar algumas atividades, privando-se de muitas experiências, o que começa a comprometer a sua vida pessoal e profissional. 



Vamos compreender o que acontece com a pessoa e como ela pode sair desta armadilha.


A Síndrome do Pânico é um transtorno psicológico caracterizada pela ocorrência de inesperadas crises de pânico e por uma expectativa ansiosa de ter novas crises. 
As crises de pânico - ou ataques de pânico - consistem em períodos de intensa ansiedade, geralmente com início súbito e acompanhados por uma sensação de catástrofe iminente. A freqüência das crises varia de pessoa para pessoa e sua duração é variável, geralmente durando alguns minutos. 
No geral, as crises de pânico apresentam pelo menos quatro dos sintomas abaixo:

FIQUE ATENTA: Taquicardia, falta de ar, dor ou desconforto no peito, formigamento,  tontura, tremores, náusea ou desconforto abdominal, embaçamento da visão, boca seca, dificuldade de engolir, sudorese, ondas de calor ou frio, sensação de irrealidade, despersonalização, sensação de iminência da morte.
Há crises de pânico mais completas e outras menores, com poucos sintomas.



Geralmente as crises de pânico se iniciam com o disparo de  uma reação inicial de ansiedade, que logo ativa um medo em relação às reações que começam a ocorrer no corpo. Durante a crise surgem na mente da pessoa uma série de interpretações  negativas sobre o que está ocorrendo, sendo muito comuns quatro tipos de pensamentos catastróficos: de que a pessoa está perdendo o controle, que vai desmaiar, que está enlouquecendo ou que vai morrer.



No intervalo entre as crises a pessoa costuma viver na expectativa de ter uma nova crise. Este processo, denominado ansiedade antecipatória, leva muitas pessoas a evitarem certas situações e a restringirem suas vidas. 



Além do apoio da família e da sua aceitação do problema (eu resisti a aceitar que tinha sindrome do pânico e isso dificultou bastante o inicio do tratamento ... ) você precisa procurar um médico especialista e tratar o problema o quanto antes, existem ótimos medicamentos no mercado e bons profissionais para te acompanhar, uma boa terapia de auto controle é essencial. 


O mais importante é vencer o medo ... eu estou enfrentando a minha luta a cada dia, já tive algumas recaídas, voltei a dirigir (pouco mas voltei) ... atenta aos pedidos médicos voltei a pintar (logo após ser diagnósticada) poderia voltar a advocacia, mas prefiro esperar um pouco mais, talvez quando estiver 100% quem sabe ... !


Por enquanto tá bom assim, tudo ao seu tempo, mas sei que preciso superar tudo isso e tomar as redéas da minha vida como antigamente ... por Deus que eu tenho um marido e um filho maravilhoso, super companheiros e que me dão muita força para lutar, sem contar que desde a criação do Mão na Massa e o contato com as crianças minha vida deu um "up" de felicidade, é só alegria, amo estar com eles, amo fazer artes junto com eles, para mim é uma terapia, uma diversão, aprendemos juntos ... acho, inclusive, que não abandonarei mais o Mão na Massa e para onde eu for ele irá comigo.
   
Se você se identificou com o texto, procure um médico, converse ... não deixe essa sensação de angústia te consumir. Hoje, admito, que procurar ajuda médica foi a melhor coisa que eu fiz. Estou bem, me sinto feliz e realizada, me sinto curada fisica e emocionalmente.






19 comentários:

  1. Oi Luciana!!!
    Conheci o seu blog através da nossa amiga Pati caricaturas!!!
    Se eu já tinha um motivo para te admirar(adoro o seu trabalho),agora tenho dois!!!
    Com certeza este seu relato irá ajudar a muitas pessoas pois qdo te vemos, nem imaginamos que uma pessoa talentosa e bonita como vc, já passou por um problema desse tipo!!!
    Graças à Deus tudo passou e com certeza a sua atividade está te ajudando muito nisso!!!
    Eu sei que se não fosse as artes malucas que faço teria um desses problemas tb!!!
    Ah! Eu tenho um bloguinho e ficaria muito feliz com a sua visita!!!
    http://binacombina.blogspot.com.br/
    Felicidades,Luciana!!!
    Que deus te dê muita força, para continuar o seu trabalho aqui na terra!!!
    Bjos e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgdo pelo carinho Zilnete, a Paty é uma amiga muito querida ... a arte sempre foi e sempre será uma das melhores terapias em nossas vidas, com elas podemos expressar nossos sentimentos, colocar para fora o que nos faz mal ou bem ... bom tê-la por aqui. Farei uma visitinha ao seu blog, com toda certeza. bjs querida

      Excluir
  2. Oi amiga, eu lhe entendo... também tenho síndrome do pânico, tive por 3 anos, tomava medicamento, mas há 2 anos não estou tomando mais, agora eu mesma tento controlar o pânico, pois sei que sou mais forte que isso... e vc também é mais forte que isso!!! Conseguirá superar!! Confesso que às vezes tenho recaídas, porém não fortes e intensas como antigamente! Se precisar, pode contar comigo!!! Bjos no coração e que Deus te ilumine!!

    http://bypriomm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh Pri, então vc entende perfeitamente o que eu sinto hem .. nossa é terrivel, mas é como vc mesma disse a superação tem que partir de nós mesmas, temos que querer e entender que somos maiores que o medo ... mil bjs pra vc tb.

      Excluir
  3. Nossa deve ser orrivel mesmo!Força!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Socorro, por isso é importante procurar ajuda quando necessário, bjs querida

      Excluir
  4. Lu,
    Imagino como deve ter sido dificil no inicio sem vc saber o que era. É muito estress que nos leva a sentir esses tipos de coisa. Que bom que está bem melhor e com o ateliêr, seu marido e filho lhe ajudam! Que não volte mais a ter crises!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deus quiser Dri, não desejo para ninguém viu ... bjs amiga

      Excluir
  5. Também estou há 3 meses sem qualquer medicação, mas o medo está sempre lá...escondidinho como olhos enormes na escuridão. Tento sempre pensar que eu sou maior que ele e evito coisas que sei que me deixam agitada. Tbém mergulhei no artesanato com EVA e nas músicas que me acalmam, vale respirar fundo e tudo mais ensinado pelo meu terapeuta e pela psiquiatra e que Deus nos ajude hj e sempre. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai, Marisa ... não podemos parar de lutar, é uma provação a cada dia, mas o desejo e avontade d evencer o medo já nos levam a cura, ... a arte é a melhor terapia, tb adoro uma boa música, me relaxa bastante bjs amiga

      Excluir
  6. Amiga, eu que acompanhei de perto essa fase ruim da sua vida sei o quanto foi difícil passar por tudo isso até o diagnóstico, mas graças a Deus passou e fico muito feliz em te ver bem, voltando a trabalhar, saindo de casa, cuidando da suas coisas e sua vida, agora é bola pra frente.Continuar o tratamento e encontrar motivos para viver bem e cada dia melhor, pela sua família linda, pelas pessoas que gostam de vc e querem te ver bem e principalmente pelo seu "pequeno"...que já não é mais tão pequeno assim...rs
    Sinto orgulho de ser sua amiga, de ver sua mudança e como vc conseguiu superar tudo isso, de poder ter estado ao seu lado e te dar força em tantos momentos ruins e ajudar de alguma forma, mas principalmente de ver como você superou seus medos e mudou pra melhor.Só posso te desejar muita força e saúde.
    Qualquer coisa estou aqui viu!!!
    Bjs


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga TENHO CERTEZA que vc esteve ao meu lado nesses momentos dificeis, pelas mensagens sempre carinhosas q vc deixa aqui no blog, sempre tentei te identificar mas o blogger te identifica apenas como UNKNOWN ou pessoa desconhecida rsrsrsrs como vc não assina, eu fico sem saber quem exatamente vc é rsrsr mas sei q és alguém próxima e sabe sim, dos problemas q enfrentei e com a graça de deus superei. Me dê a graça de dizer quem és extamente rsrsrs para q eu possa retribuir o carinho bjs

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkk, é que as vezes esqueço de me logar e acaba aparecendo como desconhecido.
      Mas vc sabe que pode contar comigo sempre!!!
      Te adoro!
      Bjs

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. oi Luciana
    nossaaa
    acabei de mandar uma mensagem para ua amiga
    explciando o qeu estou sentindo
    euja tive váras vezes
    e umas piores
    de parar no hospital sem saber quem eu era , onde estava
    misturara todos os lugares que ja morei
    é algo quem nunca teve fica dificil de explicar
    agora depois de 2 anos de salvador
    eis que fazem 2 meses e tudo voltou
    os mesmo sintomas que tu descreveu , medo de sair sozinha novmente
    tem lugares que da mais medo, panco
    então ate evito de sair sozinha
    alias evito sair de casa

    te entendo perfeitamente
    as dores da vida
    e ocorpo reage
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem assim, tem horas q bate mesmo o desespero já que ninguem consegue entender o que a gente sente ... temos que colocar na cabeça que o medo não faz sentido, tenta respirar fundo e ter a consciência que nenhum mal vai te acontecer ... infelizmente há certos casos, q só a medicação ameniza mesmo, procura um bom especilista e conversa, de repente ... viver assim, nesse medo, é terrivel a gente acaba se anulando completamente, não deixa que isso te aconteça viu ... qualquer coisa estaou aqui, bjssss e fica com deus, que vc saia logo da crise.

      Excluir
  9. Oi Lu,
    Lembra que te perguntei sobre o medo do avião? Então, era exatamente por isso que eu queria saber, pois eu passei por esse terrível problema em 1988. Imaginou? Foi numa época que, praticamente, ninguém sabia dizer o que era. Sofri demais e, mesmo com terapias e medicação, eu fiquei num estágio super terrível. Minha vida virou do avesso. Ninguém sabia o que era e muitos achavam que era frescura. Eram crises intensas, duravam muito tempo pra passar e quando passavam, eu me sentia fraca mentalmente e fisicamente. Pra vc ter uma ideia, depois de tantos anos, até hj tomo remédios pra ansiedade. Atualmente, levo uma vida praticamente normal, graças a Deus. Porém, tem certas coisas que só de pensar me dá calafrios e uma delas é andar de avião, por isso, fiquei curiosa em saber como vc consegue.
    Ah, desculpe, acho que falei muito...rsrss.
    Passa lá no meu cantinho e me diga como vc faz pra voar.
    Bjão,
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Marlene ... na epóca tb me deu pânico do avião, cheguei a passar mal em um vôo, foi triste ... mas o medo tem q ser superado, já que eu vivo de lá pra cá, no meu caso não existe outro meio para me deslocar, para chegar em Manaus eu vim de Fortaleza até aqui rezando rezando ... suando frio, ma senfrentei o bicho papão, me concentrava de que aquilo não me pertencia, que há tempos eu faço as mesmas idas e vindas e nunca havia sentido isso, então, teria q superar para não passar o medo ao meu filho. mas é dificil viu ... vou lá te fazer uma visitinha, bsj

      Excluir
  10. Pois é amiga...eu já tive síndrome do pânico e você descreveu essa doença ao pé da letra e spo quem teve pode saber o quão horrível é uma crise dessa e o pior é que parece que a gente fica sempre esperando pela próxima crise sem ao menos saber se ela irá acontecer.
    Quando fui morar em Recife eu fiquei tão mal que não conseguia sair nem no corredor do meu prédio para jogar i lixo na lixeira, fiquei exatamente 37 dias sem ir nem no corredor, o simples fato de ter que abrir a porta para meu marido na hora que ele chegava já era uma tortura para mim e o pior é que muita gente ( da família ) achava que era frescura.
    Bom...mais o importante é que agora estamos bem não é mesmo?

    bjus e uma linda semana

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você deixa seu recadinho ... !
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...