sábado, 15 de outubro de 2011

"Diferença entre Releitura e Cópia !"

Amigos, existem algumas e importantes diferenças entre copiar uma obra e fazer a releitura de uma obra.

Releituras de obras de artes, sejam famosas ou não, é PERMITIDO e ensinado nas Escolas de Belas Artes.
Se você pesquisar no GOOGLE - Não existiu um só gênio do passado que não tenha feito Releitura.

Picasso declarou: Fazer uma boa releitura é divino, pintar porcaria é para cretino. EVIDENTE que você tem que assinar, não precisa constar que é Releitura em lugar algum, mas acho prudente e elegante que se mencione ser uma releitura. 

No entanto, ao registrar sua obra na Biblioteca Nacional, fazer exposição ou catalogar, É ÉTICO colocar a ORIGEM da releitura, citando o autor anterior, isto é ser um ORIGINAL, pois criar neste planeta é impossível (Lavoisier). 

Dono da obra é quem PINTA e ASSINA seu próprio nome ou marca. COPIAR quem faz é máquina, você não conseguiria de fato fazer uma cópia, nem o artista original, os traços não são os mesmos, muito menos as cores, que mudam com o passar dos tempos.

Toda RELEITURA é uma nova obra, portanto do autor da mesma e claro, pode ser vendida. Uma releitura NÃO é uma reprodução, mas você pode fazer Reproduções da Releitura, como também gravuras.


ANTI-ÉTICO é fazer falsificação, que é pintar e se fazer passar por um autor de renome, assinando o nome DELE, isto é crime e deve ser punido com todos os rigores da lei.

Como já dizia Jedyan Brönner: "E chega de 'Ditadores nas Artes', não precisamos mais morrer para nossas obras terem valor e muito menos mentirem que reproduções e gravuras desvalorizam uma obra, olhem para Monalisa". 

Tantas são as versões de Monalisa, e todas, são explêndidas, ricas em detalhes e admiradas por todos, inclusive, pelo nosso querido Romero Britto, que com todo o seu talento, um dia teve a vontade e a curiosidade de vestir a Monalisa no seu jeito e estilo e o fez de uma forma única, magnifíca.




"A essência da arte não está em ser, ou parecer bela, mas em despertar os recantos mais profundos da sensibilidade Humana (Leonardo Horta)"

Créditos: Celito Medeiros (Artista Plástico)

6 comentários:

  1. menina!! ficou linda essa "gatalisa"!! Eu su apaixonada por gatos e preciso dum quadro desses na minha parede,ehehehe!Lindo demais.Vim agradecer o carinho e a visita e já fiquei por aqui,ó minha fotinho ali do lado óh...só as mais gatas estão ali ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Lúcia, tudo bom?
    Gostei muito do texto. Estava procurando alguma coisa pra me ajudar a entender essa diferença entre cópia e releitura.
    Estou planejando criar algumas gravuras em Photoshop, inspiradas nas obras do Romero. O problema é que vi que ele estava processando mais de 200 empresas na Costa Rica, alegando que estavam falsificando suas obras.
    Como não gostaria de ser acusado de falsificação, esse texto seu me mostrou o caminho.
    Mas estou com dúvida se eu citar o nome do original, não poderia se acusado de uso indevido do nome. Tipo assim: se eu falar "Releitura de Romero Britto". Será que não poderia agora ser acusado de uso não autorizado do nome dele?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, respondendo a sua indagação, posso te falar que por ser advogada, pesquei bastante o assunto antes d einiciar os trabalhos de releituras da obras de Romero Britto. Até o final do ano passado, fazer releituras nos termos exemplicados no texto, eram legais e adotadas por muitos artistas brasilieros e estrangeiros. Claro q isso causa enorme insatisfação aos artistas, isso inclui o nosso Romero Britto, ... no final do ano os citados artistas se reuniram nos EUA para proclamar ao mundo uma maneira de evitar releituras, o que para eles é considerado pirataria rsrrsrs assim, criou-se a paretir deste ano a figura do direito moral do autor e com base nessa lei, Romero Britto esta processando e brigando na justiça para que não seja mais permitido releituras de suas obras, bom, para mim, seria uma boa briga na justiça, com grandes chance de nós que fazemos as releituras, ganhar na justiça ... Infelizmente, como isso acarretaria a mi, uma situação de muito stress, optei em me resguardar e suspender as releituras, inclusive, eu tenho uma loja no site elo7 ond evendia minhas releituras, não só eu mas muito outros artistas e fomos proibidosde expor as telas a venda, por ordem da assessoria juridica do romero, bom ... por mim, no momento, suspende as releituras e confesso que me decepcinoei um pouco com ele, uma pessoa q muito o admirava ... Interessante, é que o Romero já fez tantas releituras de onras de artistas consagrados, como Tarcila do Amaral, Picasso etc etc Será que ele vai pagar aos herdeiros dos d cujus os direitos morais do autor ???? Fica a pergunta !!!!! Acho que seja por isso, que Romero não é tão conhecido no Brasil como deveria, e embora meu blog seja simples ... em muito ajudava a divulgar a obra dele, quantas pessoas não já entraram aqui e deixaram comentários de que não conheciam a obra dele e passaram a conhecer e admirar depois de conhecer o trabalho dele atraves do blog ... Vamos aguardar os próximos capítulos rsrsrsrsr Espero que tenha lhe ajudado os esclarecimentos.
      Luciana Severo

      Excluir
  3. Ah, só um detalhe eu suspendi a comercialização das releituras e não o meu direito de pintar e presentear a quem quer q eu queira ... rsrrsrs se é que vc me entendeu ?! rs

    ResponderExcluir
  4. Luciana, oi eu sou Amanda, adorei seu trabalho, esse texto também, creio que seja você quem escreveu. No meu curso nossa nota é fazer um site sobre algo que gostamos, optei pela arte (desenho, quadros ), gostaria de usar esse texto, na parte teorica, no "sobre" colocarei seu nome como crédito, pode? E mostrar algumas de suas obras tb

    Meu site é www.desenhe-o-mundo.jimdo.com

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você deixa seu recadinho ... !
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...