segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Conheça um pouco da arte de Joan Miró !

Amigas, sou apaixonada pelas Obras de Joan Miró ... Um espanhol, nascido em Barcelona. Frenquentador do ateliê e escola de arte de Francisco Gali, a partir dos quais passou a travar contato com o mundo artístico. "Ele foi o mais surrealista de todos nós", chegou a dizer o líder inconteste do movimento, o escritor André Breton.

Miró, além de pintor e escultor, foi um criador de formas e figuras coloridas e imaginárias que o identificam por um estilo próprio composto por manchas, pontos e linhas carregados de uma intensa variação de cores que acompanha toda a sua obra.

Seus quadros são compostos por figuras que mais lembram rabiscos infantis ou pré-históricos. A obra de Miró é povoada por símbolos, alguns bastante recorrentes e figurativos, como as estrelas, os pássaros e a escada. Por meio deles, procura representar um universo que não pode ser decodificado pela lógica e pela razão, mas apenas apreendido pela sensibilidade do observador. Daí seu parentesco e seu envolvimento com o movimento surrealista, que propunha uma arte não-racional e intuitiva. A leitura da teoria psicanalítica de Sigmund Freud, com suas reflexões a respeito do inconsciente e da natureza dos sonhos, foi determinante para o surrealismo.

 Miró e sua arte sobreviveram a 2ª Guerra Mundial e ganhou o  reconhecimento internacional  nas décadas seguintes. Morreu aos 90 anos, rico e bem-sucedido, celebrado em todo mundo como um dos maiores artistas surrealistas do século 20.

Conheçam um pouco da leveza, beleza e colorido dos traços marcantes e inesquecíveis de Joan Miró em suas principais obras:

O gênio !

Apreciando esses traços, esse colorido ... Me deu até uma coçeirinha nas mãos para sair por aí pintando Miró ... rsrsrsrsrsrs Um caso a se pensar, afinal o que é bonito é para ser mostrado, relido, inventado, enfeitado ... Estou me inspirando rsrsrrsrsrs !

   "O tempo extrai vários valores de um trabalho de um pintor. Quando esses valores são esgotados, os quadros são esquecidos, e quanto mais um quadro tem a dar, mais importante ele é." (Henri Matisse)



24 comentários:

  1. Oi Lú!
    Gostei dos quados do Miró com as linhas pretas ( tipo Romero Britto ou será Romero Britto tipo Miró????) Bom, não importa muito que criou primeiro o estilo, né!? O importante é que as obras são lindas e impactantes!
    gde bjo,
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc amiga, as obras dos artistas antigos e novas entram em constante fusão artistica, de fato os traços de Romero e Miró tem semelhanças e o colorido é o mesmo ... gostei do seu comentario, arte é tudo aquilo q é aperfeiçoado e o q é bonito é para ser apreciado e melhorado. bjs amiga

      Excluir
  2. OI MINHA FLOR.
    MUITO LINDOS MESMO ,AMO O COLORIDO DOS CUADROS!!
    VENHA BUSCAR SEU SELINHO QUE FIZ COM MUITO CARINHO . PARA FESTEJAR MINHAS 100 SEGUIDORAS!
    BEIJOS DE FRESIAS E LAVANDAS************
    REGINA IARA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga querida ... hum já vou lá pegar meu selinho pois sei q vc fez com muito carinho ... bjsssssssssss

      Excluir
  3. Oi Luciana, tudo bom?

    Acabo de chegar em seu canto e me deparo com esta seleção linda de Miró, PARABÉNS!!!
    Adorei conhecer seu blog.


    Beijos e uma ótima semana


    Audeni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi D Moçinha (adorei o nome) rsrs q bom q gosta de Miró, tb sou fã rsrrsr Venha sempre por aqui ... vou já lá no seu blog para conhecer seu cantinho tb bjssssss

      Excluir
  4. OLÁ! Adoreiii, sou fã do Romero Britto, pois adoro cores e agora me encantei com a arte de Miró. Adorei!
    Sou sua seguidora!!! bjos http://bypriomm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri fico feliz q tenha gostado do Miró tb ... já vi q nós duas somos fãs de cores muitas cores rsrsrrs bjss

      Excluir
  5. Lu querida, adoro Miró, e também fiquei com vontade de fazer pinturas inspiradas em seus trabalhos.
    Tudo lindo e colorido, como a gente ama, né?
    Obrigada por este post mará!
    Bjos e uma linda semana pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai amiga vms fazer Miró então ... tú daí e eu de cá ... já pensou ... quantas cores não iriam exalar na blogosfera rsrrsrsrrs bjssssssssssssssss

      Excluir
  6. Lindissímos os quadros..bem coloridos...adorei..bjos e uma ótima tarde.
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. No de páscoa vc pode participar quem sabe vc ganha...rs
    Se vc votou na enquete passa no meu blog e vota de novo, tive que excluir a anterior e colocar uma nova com apenas uma opção de voto. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Lu, que lindo. Cores, amo cores e amo essa parte de mais conhecimento...
    Bjs
    Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu pudesse Dri sai com uma peça de roupa de cada cor kkkkkkkkkkkkkkkk bjsssssssss

      Excluir
  9. Olá Lú, adorei conhecer seu espaço o seu selinho está por toda parte.... Realmente é um selo maravilhoso!!!
    Seu trabalho é um show...fiquei encantadíssima com o seu blog.
    Te o fereço com carinho o selo de aprovação do blog (pegar no meu blog na aba ofereço),vc merece!!
    Mil bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs tá mesmo Vi, mas eu adorei isso rsrsrs já fui lá no seu bloguinho e peguei meu selinho, brigado viu adorei bjs

      Excluir
  10. Oi Luciana,
    Adorei conhecer um pouco de Miró! Estou torcendo pra vc fazer uma releitura de alguma obra dele e sortear pra nós. Quem sabe eu ganhe, né? É difícil,mas alguém tem que ganhar...rsrs.
    Bjs,
    Marlene
    Flores e Framboesas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene minha querida ... estava pensando nisso agorinha mesmo ... vem surpresa por aí, deixa eu pensar como vou aprontar mais essa rsrrsrsrs bjsssss

      Excluir
  11. Amei o seu espaço!
    Vim até aqui pela indicação do selinho que recebi do Blog Duas Moças Prendadas.

    Parabéns , és muito talentosa!
    Uma semana produtiva para ti!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Luciana! Como a minha xará, Elaine Cristina, cheguei aqui através da indicação do Selinho lindo, feito por você, que recebi do Blog "Duas Moças Prendadas"! Adorei teu espaço! E que texto maravilhoso e explicativo! Obrigada por nos proporcionar a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a arte deste gênio que foi Mirò! Tentei te seguir, mas já devo ter estado aqui...Enfim, se quiser conhecer meu espaço também, seja muito bem-vinda! Bjão! Ótima 3ªF!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Luciana, adorei sua visita lá no blog. Fiquei feliz, uma artista tão talentosa como você faz bem estar presente em qualquer lugar.
    Postei seu selinho, que a Ellen me direcionou. Ficou bem bacana a postagem, acredito que você terá algumas visitas novas por aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você deixa seu recadinho ... !
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...